Vapores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vapores

Mensagem por LucasDoA em Dom Out 08, 2017 4:27 pm

Alguém aqui entende de Vaporwave?
Eu to querendo saber mais sobre o movimento, to lendo até artigos acadêmicos e tals, mas queria realmente conversar com alguém que conhece, gosta e entende do assunto.

Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino
Clã : We are Infinite
Ka$h : 30582

http://www.cronicasdeumotaku.tumblr.com https://myanimelist.net/profile/LucasDoAX

Re: Vapores

Mensagem por TiNoSa em Dom Out 08, 2017 6:16 pm

O que sei é que é um movimento musical e visual recente, e pelo que já ouvi das músicas do estilo, lembram um pouco o lounge/chillout com algo reminiscente dos anos 80, uso de samples (partes de outras músicas) e algumas têm uma remixagem de modo a "estragar" a música intencionalmente (coisa que não curto). Além disso, pra mim, elas são muito monótonas. Sendo assim eu prefiro retrowave, que é mais antigo e que eu já ouvia antes de ficar famoso o movimento vaporwave, que também tem o elemento visual e musical dos anos 80.

Aliás, foi por gostar de retrowave que gostei um pouco de vaporwave, não tanto das músicas, mas do visual. Apesar de que a A E S T H E T I C vaporwave, além de ter o elemento nostálgico dos anos 80, tem bem mais elementos dos anos 90 que o retrowave, então é bem mais comum vc encontrar imagens reminiscentes da tecnologia dessa década, além do lance de estátuas que eu realmente não sei de onde surgiu, nem o sentido, mas parece ter ficado famoso por causa de Macintosh Plus. Já o retrowave é mais anos 80 mesmo, carros esportivos, mulheres, luzes de neon, pôr do sol, palmeiras, praias, sci-fi às vezes.

Acho que o vaporwave se tornou um tipo de sub-subcultura de otakus, porque muitas vezes noto conexões com a cultura ou língua japonesas, e vejo muitos otakus entre o público. Acho que o pessoal que costumo chamar de "memezeiro" (esse pessoal que vive na internet envolvido com memes) parece gostar do estilo também, porque noto umas coisas bem voltadas pra memes nesse movimento, algo de cômico/irônico/cínico. Um pouco de "sadboyzismo" também, coisa que odeio, hausuash.

Clique e evolua essa relação, Tinoca. By: Hikaru
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Ka$h : 91406

http://tinosa.deviantart.com/ https://myanimelist.net/profile/TiNoSa

Mensagem por LucasDoA em Dom Out 08, 2017 6:25 pm

O que sei é que é um movimento musical e visual recente, e pelo que já ouvi das músicas do estilo, lembram um pouco o lounge/chillout com algo reminiscente dos anos 80, uso de samples (partes de outras músicas) e algumas têm uma remixagem de modo a "estragar" a música intencionalmente (coisa que não curto). Além disso, pra mim, elas são muito monótonas. Sendo assim eu prefiro retrowave, que é mais antigo e que eu já ouvia antes de ficar famoso o movimento vaporwave, que também tem o elemento visual e musical dos anos 80.

Essa de estragar as músicas é foda mesmo.
É o que mais me afastou do vaporwave por muito tempo.

além do lance de estátuas que eu realmente não sei de onde surgiu, nem o sentido

Acredito que isso seja um paralelo para tratar o visual anos 80/90 como algo "clássico" ou "neoclassicismo", sabe?

Um pouco de "sadboyzismo" também, coisa que odeio, hausuash.

Sadboyz gonna rule the world, man.

Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino

http://www.cronicasdeumotaku.tumblr.com https://myanimelist.net/profile/LucasDoAX

Mensagem por Nimura-kun em Dom Out 08, 2017 8:12 pm

A ideia principal do Vaporwave é a fascinação pela cultura retrô, que remetem aos anos 90 em sua maioria, desde jingles de propagandas, itens de consumo da epoca (como no mais conhecido MACINTOSH 420 fica bem explicito o uso do MACINTOSH), sendo que as músicas são baseadas em "temas comerciais" como músicas de elevador por exemplo, tem também a ideia de fazer uma crítica/sátira ao consumismo capitalista.

Com isso, outros estilos surgiram, como Future Funk por exemplo.
O movimento acabou ganhando mais "fama" por conta de um post do 4chan que explicava o essencial do Vaporwave

Spoiler:
capitão:

combatentes:

my girls:

Nimura-kun
Black Blank blah-blah-blah

Prontera Masculino
Clã : Holy Order of Sacred Knights
Ka$h : 16697

Mensagem por LucasDoA em Seg Out 09, 2017 11:17 pm

@Nimura-kun escreveu:A ideia principal do Vaporwave é a fascinação pela cultura retrô, que remetem aos anos 90 em sua maioria, desde jingles de propagandas, itens de consumo da epoca (como no mais conhecido MACINTOSH 420 fica bem explicito o uso do MACINTOSH), sendo que as músicas são baseadas em "temas comerciais" como músicas de elevador por exemplo, tem também a ideia de fazer uma crítica/sátira ao consumismo capitalista.

O movimento acabou ganhando mais "fama" por conta de um post do 4chan que explicava o essencial do Vaporwave

Tu sabe como posso achar ssa postagem?
Eu sei das imagens e conceitos principais, mas existem certas coisas mais deep que eu quero saber.

Sadistic Gangster
Sadistic Gangster

Valentine Masculino

Mensagem por Nimura-kun em Seg Out 09, 2017 11:39 pm

@LucasDoA escreveu:
@Nimura-kun escreveu:A ideia principal do Vaporwave é a fascinação pela cultura retrô, que remetem aos anos 90 em sua maioria, desde jingles de propagandas, itens de consumo da epoca (como no mais conhecido MACINTOSH 420 fica bem explicito o uso do MACINTOSH), sendo que as músicas são baseadas em "temas comerciais" como músicas de elevador por exemplo, tem também a ideia de fazer uma crítica/sátira ao consumismo capitalista.

Tu sabe como posso achar ssa postagem?
Eu sei das imagens e conceitos principais, mas existem certas coisas mais deep que eu quero saber.

a postagem é bem dificil de encontrar (é um post feito em 2012), mas os principais detalhes vc consegue encontrar Aqui

Spoiler:
capitão:

combatentes:

my girls:

Nimura-kun

Prontera Masculino

Mensagem por Sora Nimus em Ter Out 10, 2017 12:01 am

Sempre quis saber, a diferença do Vaporwave pro Future Funk é apenas que o Future Funk acrescenta a sensação de discoteca?

Minha entidade de precisão:

Sora Nimus
Furious Witch
Furious Witch

Prontera Masculino
Ka$h : 29812

Mensagem por TiNoSa em Ter Out 10, 2017 3:32 pm

@LucasDoA escreveu:Essa de estragar as músicas é foda mesmo.
É o que mais me afastou do vaporwave por muito tempo.
Né. Acho que se for pra estragar, tem que estragar de modo a não comprometer totalmente o ritmo, tipo, não pode ficar algo deslocado demais.

@LucasDoA escreveu:Acredito que isso seja um paralelo para tratar o visual anos 80/90 como algo "clássico" ou "neoclassicismo", sabe?
Hmm, até que faz sentido  Think

@LucasDoA escreveu:Sadboyz gonna rule the world, man.

Clique e evolua essa relação, Tinoca. By: Hikaru
TiNoSa
Perverse Romanticism
Perverse Romanticism

Prontera Feminino
Clã : Nurture
Ka$h : 91406

http://tinosa.deviantart.com/ https://myanimelist.net/profile/TiNoSa

Mensagem por Nimura-kun em Ter Out 10, 2017 3:46 pm

@Sora Nimus escreveu:

Sempre quis saber, a diferença do Vaporwave pro Future Funk é apenas que o Future Funk acrescenta a sensação de discoteca?

Future Funk é basicamente isso, é uma mistura do Vaporwave com French House

Spoiler:
capitão:

combatentes:

my girls:

Nimura-kun

Prontera Masculino