Homossexualidade é doença?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Homossexualidade é doença?

Mensagem por Kat Loka em Dom Set 24, 2017 9:31 pm

Essa canetada de juiz está trazendo um assunto importante à tona e, apesar de eu concordar com a maioria das pessoas que tem um pouquinho de cérebro e o usam (a saber: homossexualidade não é doença), os argumentos apresentados pelas pessoas indignadas com esse juiz não são bons. São autocentrados e emocionais. E isso foi muito engraçado pra mim porque, enquanto eu assistia vídeos e lia textos eu pensava "cara, eu concordo com você no que diz respeito ao tema geral de seu discurso, mas discordo de seus argumentos". Então eu gostaria de expor um ponto de vista diferente e suscitar uma discussão construtiva sobre esse tema. (uma discussão aristotélica por favor, não um bate-rebate erístico que é o que ocorre quase sempre nas redes sociais e sempre me afasta.)
Estudar o comportamento humano é realmente complicado, e é o que levanta aquele questionamento sobre o quão científica é realmente a psicologia. A sexualidade então, vish. Por muito tempo a homossexualidade foi considerada uma doença e todo mundo fica chocado com o tratamento recomendado pelos médicos (frase mágica e infame) que era dado aos homossexuais: tranca, castra, mata.
No fim, a sexualidade de cada um não importa a mais ninguém, até certo ponto. Como assim? Vou fazer um paralelo aqui que eu espero não ser ofensivo: pedofilia. Um comportamento sexual que não pode ser controlado pelo indivíduo e--- "ah, para né. você está dizendo que o cara não consegue se controlar e sai estuprando criancinha e consumindo material pornográfico infantil por não conseguir se controlar???" Não. O que eu estou dizendo é que a atração que um pedófilo sente por uma criança não é voluntária. O que ele faz com isso é um problema e ele com certeza deve se controlar. Estou usando aqui a palavra pedófilo para caracterizar a compulsão; favor separar aqui nesse texto pedófilo e abusador. Inclusive, nem todo abusador é pedófilo. É tipo aquele ditado ' a ocasião faz o ladrão'.
Agora façamos um paralelo. Um homossexual pode escolher entre se assumir, sofrendo preconceito e hostilização da sociedade (que se importa com isso não sei porque), ou reprimir seus desejos e tentar levar uma vida "normal". Situação muito parecida com a do pedófilo, que pode escolher entre a auto repressão de seus desejos ou se tornar um abusador e criminoso (e nesse caso a sociedade com certeza deve se preocupar). O primeiro caso nós não consideramos uma doença (atualmente), mas o segundo é uma doença, uma perversão, um tabu, uma abominação (palavras dirigidas há não muito tempo à homossexualidade). O que separa as duas situações de fato? A sexualidade fora da norma é doença ou não? Veja que o que eu estou levantando não é a aceitabilidade dos comportamentos. O comportamento sexual de cada um só diz respeito a si mesmo e ao seu parceiro, até certo ponto!! Que ponto é esse? Quando começa a atingir o espaço do outro. Quando leva ao abuso de indefesos. Quando estupra. Por isso eu acho o comportamento homossexual perfeitamente aceitável, e a pedofilia não. (estou sendo um pouco redundante aqui para não ser mal interpretado). O meu questionamento é: o que é, afinal, uma doença de cunho sexual/comportamental? Por que homossexualidade não é doença e pedofilia é? Por que transexualidade não é considerada um transtorno de personalidade?
Minha conclusão (não perene e altamente mutável gente) é que se é doença ou não quem decide não é um psicólogo ou um médico, mas a sociedade, com seus valores e ética próprias de seu tempo. O que nos choca hoje poderá não chocar nossos filhos e netos.
avatar
Kat Loka
Suicidal Singer
Suicidal Singer

Prontera Masculino
Título de Nobreza : Duque(sa) de Prontera
Mensagens : 695
Ka$h : 11353
Likes : 28
Data de inscrição : 03/08/2014
Idade : 28
Localização : To na luta.


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Homossexualidade é doença?

Mensagem por Ma em Sex Set 29, 2017 8:57 am

Para a medicina e algumas outras áreas tudo que sai do eixo "normal" é dito doença. E quando digo normal é aquilo que a maioria conhece e vive. Agora quanto a pedofilia ser doença, acho que se enquadra nisso porque faz mal. Doença a meu ver não faz mal apenas a pessoa, mas também a sociedade nesse caso. Tipo os psicopatas que fazem mal aos outros e também é alguém doente.
Eu na verdade não gosto de usar o termo doente para essas coisas da mente que trazem prejuízo; porém não sei qual palavra usar.

As pessoas desenvolvem esses transtornos psiquiátricos/psíquicos por culpa da própria sociedade que jorra informações em cima da pessoa. Não estudo psicologia, mas com uma sociedade que sexualiza crianças, não é raro alguém acabar virando pedófilo, já que somos a construção do meio em que vivemos. A mente humana é muito complexa mesmo e nada é exato.
avatar
Ma
Tormented Soul
Tormented Soul

Prontera Feminino
Clã : Bad Reputation
Mensagens : 26492
Ka$h : 148072
Likes : 208
Data de inscrição : 07/02/2011
Idade : 23
Localização : Gallifrey


http://sepaginando.tumblr.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Homossexualidade é doença?

Mensagem por [ ] em Sab Dez 09, 2017 8:43 pm

É perceptível por fato histórico que homossexualidade não é doença, basta dar uma pequena pesquisada sobre e você irá encontrar que em 1973, a Associação Americana de Psiquiatria retirou a palavra (homossexualismo) da lista de transtornos mentais ou emocionais, logo, quem crê e vê isso como uma doença é o verdadeiro doente.
avatar
[ ]
Demented Stranger
Demented Stranger

Feminino
Mensagens : 37
Ka$h : 230
Likes : 0
Data de inscrição : 25/01/2014
Idade : 24
Localização : [ ]


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Homossexualidade é doença?

Mensagem por Caladon Aerdor em Dom Dez 10, 2017 9:15 pm

Dependendo da especie, sim. Por exemplo, para os Catenorsius do planeta Amicio, homosexualidade e uma doenca, pois no seu estado natural eles nao restrigem a propria sexualidade a padrao algum, havendo casos inclusive em que eles se reproduziram com seu pior predador, os Dogomas do distante planeta Virton. No caso dos Catenorsius, essa doenca e causada por extensa exposicao a radiacao de estrelas gigantes vermelhas, que deteriora a producao de hormonios deles e faz com que so entrem em um estado de excitacao sexual quando em contato com outros Catenorsius com a mesma condicao fisiologica.

Estudos recentes da univerdidade de Glaxamor, do planeta Glunion 5, dizem inclusive que a homossexualidade numa especie pode ser utilizada como medidora para a sabedoria e merito da mesma. Muitas galaxias ja usam de estudos baseados em homossexualidade para decidir quais expecies em ascencao podem se juntar aos seus governos centrais e quais devem permanecer sob observacao. Basicamente, se uma especie trata a homossexualidade com naturalidade e compreensao, significa que seus individuos ja sao capazes de participar da comunidade intergalatica, e com pouca margem de erro, tal especie ja e evoluida o suficiente para compreender as verdades do infinito.

No caso contrario, entretanto, a especie corre inclusive o perigo de ser banida para algum confim distante em sua Galaxia. Os Humanos por exemplo, eram tao retardados que passaram milenios vigiando cu alheio, e temendo pela estupidez humana ser contagiosa, o governo unido da Via-Lactea decidiu bani-los para o terceiro planetinha de um sol na puta que pariu, a milhoes de anos luz de qualquer outra comunidade viva, depois de apagar as memorias de toda sua populacao e faze-los acharem que sao mais evoluidos que seus vigias, os Divinyoks. Em tal planeta, conhecidos como "Gatos".

^ My 2 cents on the topic.

_________________

avatar
Caladon Aerdor
Sanguinary Maid
Sanguinary Maid

Turandor Masculino
Título de Nobreza : Príncipe de Turandor
Mensagens : 4632
Ka$h : 29405
Likes : 89
Data de inscrição : 17/05/2012
Idade : 23
Localização : Japao



http://FnoSS.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Homossexualidade é doença?

Mensagem por Tyler em Qui Dez 14, 2017 11:52 pm

Nem é, mas discriminação é uma doença sim, das graves, ao lado da idiotice e da escrotice. Cuidado com gente assim. Keep Distance.
avatar
Tyler
Somnambulist Butcher
Somnambulist Butcher

Prontera Masculino
Clã : Nurture
Mensagens : 14197
Ka$h : 21463
Likes : 104
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 1922
Localização : Shangri-La


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Homossexualidade é doença?

Mensagem por Kat Loka em Sex Dez 15, 2017 3:19 am

@[ ] escreveu:É perceptível por fato histórico que homossexualidade não é doença, basta dar uma pequena pesquisada sobre e você irá encontrar que em 1973, a Associação Americana de Psiquiatria retirou a palavra (homossexualismo) da lista de transtornos mentais ou emocionais, logo, quem crê e vê isso como uma doença é o verdadeiro doente.

'Fator histórico' não é um bom argumento. Só porque alguém disse no passado que uma coisa é certa ou errada isso não vira verdade. Mostra apenas que as pessoas mudam de ideia.

@Caladon Aerdor escreveu:Dependendo da especie, sim. Por exemplo, para os Catenorsius do planeta Amicio, homosexualidade e uma doenca, pois no seu estado natural eles nao restrigem a propria sexualidade a padrao algum, havendo casos inclusive em que eles se reproduziram com seu pior predador, os Dogomas do distante planeta Virton. No caso dos Catenorsius, essa doenca e causada por extensa exposicao a radiacao de estrelas gigantes vermelhas, que deteriora a producao de hormonios deles e faz com que so entrem em um estado de excitacao sexual quando em contato com outros Catenorsius com a mesma condicao fisiologica.

Estudos recentes da univerdidade de Glaxamor, do planeta Glunion 5, dizem inclusive que a homossexualidade numa especie pode ser utilizada como medidora para a sabedoria e merito da mesma. Muitas galaxias ja usam de estudos baseados em homossexualidade para decidir quais expecies em ascencao podem se juntar aos seus governos centrais e quais devem permanecer sob observacao. Basicamente, se uma especie trata a homossexualidade com naturalidade e compreensao, significa que seus individuos ja sao capazes de participar da comunidade intergalatica, e com pouca margem de erro, tal especie ja e evoluida o suficiente para compreender as verdades do infinito.

No caso contrario, entretanto, a especie corre inclusive o perigo de ser banida para algum confim distante em sua Galaxia. Os Humanos por exemplo, eram tao retardados que passaram milenios vigiando cu alheio, e temendo pela estupidez humana ser contagiosa, o governo unido da Via-Lactea decidiu bani-los para o terceiro planetinha de um sol na puta que pariu, a milhoes de anos luz de qualquer outra comunidade viva, depois de apagar as memorias de toda sua populacao e faze-los acharem que sao mais evoluidos que seus vigias, os Divinyoks. Em tal planeta, conhecidos como "Gatos".

^ My 2 cents on the topic.

Não concordo nem discordo, porém sim.

@Tyler escreveu:Nem é, mas discriminação é uma doença sim, das graves, ao lado da idiotice e da escrotice. Cuidado com gente assim. Keep Distance.

Acho que discriminação está mais ligada a ignorância que a doenças psicológicas. Chamar alguém de 'doente' de maneira pejorativa diminui quem realmente tem uma doença psicológica e não acrescenta muito à discussão.
avatar
Kat Loka
Suicidal Singer
Suicidal Singer

Prontera Masculino
Título de Nobreza : Duque(sa) de Prontera
Mensagens : 695
Ka$h : 11353
Likes : 28
Data de inscrição : 03/08/2014
Idade : 28
Localização : To na luta.


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Homossexualidade é doença?

Mensagem por Caladon Aerdor em Sex Dez 15, 2017 10:59 pm

So feliz em alguem ler mina pura diletancia bebado. Mas elabore, por favor, Kat.

_________________

avatar
Caladon Aerdor
Sanguinary Maid
Sanguinary Maid

Turandor Masculino
Título de Nobreza : Príncipe de Turandor
Mensagens : 4632
Ka$h : 29405
Likes : 89
Data de inscrição : 17/05/2012
Idade : 23
Localização : Japao



http://FnoSS.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Homossexualidade é doença?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum